quinta-feira, 29 de junho de 2017

Prerrogativas: Justiça determina livre acesso de advogados ao Hospital Walfredo Gurgel
Imagem: Reprodução 
Em defesa das prerrogativas dos advogados, a Ordem dos Advogados do Brasil no RN impetrou Mandado de Segurança contra ato da diretora geral do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, Maria de Fátima Pereira Pinheiro, que estabeleceu, por meio da Portaria nº 24/2016, a limitação de acesso dos advogados aos seus clientes, que se encontravam internados na unidade de saúde.
Na terça-feira (27), o Poder Judiciário do RN, através da decisão nº 0816005-74.2017.8.20.5001, do juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, Geraldo Antônio da Mota, deferiu o pedido da Seccional Potiguar determinando o livre acesso dos advogados os seus clientes em situação de custódia internados no HMWG.
A informação é destacada pela página eletrônica da OAB/RN.
"Considero que a restrição imposta pelo ato administrativo questionado não encontra amparo nos dispositivos legais, de modo a evidenciar que a autoridade coatora extrapolou os limites de sua competência ao impor o cumprimento de tal medida pelos advogados”, disse.
O magistrado acrescenta ainda em sua decisão: "É imanente ao exercício da advocacia a garantia de acesso do advogado ao seu cliente, independentemente do local aonde encontrar-se custodiado, devendo-lhe ser respeitada essa prerrogativa, em observância ao próprio texto constitucional, que eleva a atividade da advocacia a função indispensável à administração da Justiça".  Fonte: Jornalista Lúcio Flávio.

Pesar: UERN decreta luto oficial pela morte da professora Joseney Queiroz
Imagem: Reprodução 
Falecida num trágico acidente automobilístico que ceifou outras vidas, a professora Joseney Queiroz, que exercia o cargo de diretora-geral do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), da Universidade do Estado do RN (UERN), em Pau dos Ferros, Alto Oeste potiguar, mereceu a decretação de luto oficial na esfera de toda a instituição acadêmica.
É o que expressa nota oficial expedida pela direção da UERN, publicada por meio de seu portal virtual na internet.
Leia:

É com pesar que a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) registra o falecimento da professora Dra. Joseney Rodrigues de Queiroz Dantas, diretora do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) sediado em Pau dos Ferros. A professora Joseney Queiroz ocupava o cargo de diretora desde 19 de abril de 2016. Ela sofreu um acidente automobilístico entre as cidades de Triunfo Potiguar e Paraú na região Oeste do Rio Grande do Norte. A professora Joseney estava nos quadros da UERN desde 03 de março de 1998, lotada no Departamento de Economia do CAMEAM. A bandeira da UERN já foi colocada a meio mastro na Reitoria e foi decretado luto oficial de três dias na universidade. Fonte: Jornalista Lúcio Flávio

VIDEO MOTIVACIONAL Eleito o Melhor 2015/2016 - Deivison Pedroza

segunda-feira, 26 de junho de 2017



Macau: Prefeitura Municipal começa mutirão na limpeza pública nesta terça-feira

Foto: Assessoria
A Prefeitura Municipal de Macau inicia nesta terça-feira (27) e segue até o sábado, 1º de julho, um mutirão de limpeza que vai contemplar todos os bairros da cidade.
As equipes envolvidas vão realizar a limpeza de terrenos baldios, coleta de lixos nas ruas, pintura de meio fio e ainda os serviços de poda de árvores, roço e capina, cita a informação vinda da assessoria de imprensa da municipalidade macauense.
Desta vez, o bairro Porto de São Pedro e a comunidade do Porto da Pescaria vão receber um tratamento especial, por ocasião da festa do padroeiro São Pedro, que termina nessa quinta-feira (29).
A secretária municipal de Infraestrutura, Rose Anne Araújo, pede que a população facilite a coleta colocando o lixo, metralhas e outros materiais de descarte nas calçadas."  Fonte: Jornalista Lúcio Flávio' '

ENCCEJA 2017

Para que serve o Encceja?

É aplicado no Brasil e no exterior. Fora do País, ele certifica brasileiros da conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Quem pode participar?

Podem participar do Encceja detentos que não têm conclusão dos estudos e internos de unidades socioeducativas. Quase 50% das pessoas que cumprem pena em penitenciárias do Brasil não concluíram o Ensino Fundamental. Portanto, o exame é uma boa oportunidade para essas pessoas.
A prova é destinada ao público com no mínimo 15 (quinze) anos completos na data das provas – para certificação do Ensino Fundamental. Já a certificação do Ensino Médio exige uma idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data das provas.

Qual a pontuação mínima?

Para conseguir o certificado, a pessoa precisa atingir pelo menos 100 pontos (a escala da avaliação é de 60 a 180), além de 5 pontos na redação (vai de 0 a 10).

Para obter a certificação de ensino médio, a idade mínima é 18 anos. (Foto: Divulgação)

Como se preparar para o Encceja?

Para se preparar para a prova, o Inep disponibiliza materiais didáticos para ambos os objetivos de conclusão. Além disso, há a Matriz de Competências e Habilidades, para que a pessoa que fará o exame saiba o que será cobrado em diferentes âmbitos (disponíveis no site do INEP).

Formato da prova

As provas consistem de questões objetivas e texto dissertativo-argumentativo sobre os mais variados temas em voga na sociedade, como cultura e política.
Aqueles que não obtiveram a média necessária para certificação de conclusão do ensino através do Encceja Nacional poderão se inscrever novamente para eliminação do componente curricular desejado, se for do seu interesse (fonte: Portal MEC).
Inscritos no Encceja Nacional que tenham obtido a certificação do Ensino Médio deverão passar pelo ENEM para ingresso em universidades.

Os brasileiros que moram no exterior também podem prestar o Encceja. (Foto: Divulgação)

Inscrições

Para a inscrição no exterior, o participante deve informar número do passaporte, RG, CPF e um e-mail válido. Uma vez certificado pelo Encceja Exterior, ele pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).
O INEP já divulgou que as inscrições para o Encceja serão abertas no segundo semestre de 2017. No entanto, não se sabe ainda a data exata ou o prazo.
Comece a se preparar agora e fique mais próximo do seu tão sonhado certificado de conclusão dos estudos. O que achou da mudança para o Encceja 2017 INEP?