quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Sudene: Revitalização do Rio São Francisco foi tema de encontro quarta em Brasília

Foto: Adalberto Marques/Assessoria
A 4ª reunião da Câmara Técnica do Comitê Gestor do Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco aconteceu quarta-feira (21), no Ministério da Integração, em Brasília, de acordo com informação veiculada pelo site da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), autarquia que se fez presente por meio de seu titular, Marcelo Neves.
Estiveram em pauta as propostas de planejamento, regimento interno e calendário dos encontros do próximo ano com os órgãos federais e estaduais envolvidos com as ações de revitalização do rio.
Serão implementadas ações de saneamento, controle de poluição e obras hídricas; proteção e uso de recursos naturais; economias sustentáveis; gestão e educação ambiental; e, planejamento e monitoramento.
O Ministério destaca que “para preservar e recuperar as nascentes do rio São Francisco e apoiar os produtores rurais que atuam nos 331 municípios localizados próximos à bacia, foi ampliado o limite de crédito do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE) para projetos sustentáveis instalados na área de atuação da Sudene. Esses profissionais e agricultores passarão por capacitações para produzir com foco na sustentabilidade e na preservação ambiental. O limite de financiamento para grandes projetos, antes restrito a 70%, será de 90% do valor total. Para as iniciativas de médio porte, o limite sai de 80% e chega a 95%”.
O ministro Hélder Barbalho defende que a revitalização do rio seja priorizada por todos os órgãos federais e estaduais envolvidos, para a garantia da qualidade e da quantidade da água da bacia, conclui a nota postada na página eletrônica da Sudene.
                              Fonte Redator : Jornalista Lúcio Flávio

Nenhum comentário:

Postar um comentário