segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Contag: II Seminário Nacional de Assalariados e Assalariadas Rurais inicia nesta terça-feira

Foto: Reprodução
Começa nesta terça-feira (06) e vai até sexta (09), no auditório principal da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), em Brasília, o II Seminário Nacional de Assalariados e Assalariadas Rurais da entidade, com foco nos desafios e perspectivas para a categoria.
A programação tem início às 14h, com uma mesa política com representantes da Contag, União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação, Agrícolas, Hotéis, Restaurantes e Afins (UITA) e Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Logo em seguida será feita uma análise de conjuntura com o supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do DF (Dieese/DF), Max Leno de Almeida, ressalta informação obtida por meio do site da Contag.
A quarta-feira (07) começa com a mesa sob o tema Panorama Mundial das Relações de Trabalho, com o secretário regional da UITA, Gerardo Iglesias.
Segue com a apresentação do perfil dos assalariados rurais no Brasil; painel sobre Saúde e Segurança no Trabalho Rural, com o auditor Fiscal do Trabalho, Leandro Marinho e Fábio Miranda, da Campanha Contra os Agrotóxicos.
Ainda na quarta acontece o painel Trabalho Escravo no Brasil e no Mundo, com Luiz Machado da OIT.
As experiências acadêmicas de Estudo e Pesquisa do Trabalho Escravo Contemporâneo, com a advogada da Clínica de Trabalho Escravo da Universidade Federal de MG (UFMG), Julianna Hernandez, e a professora Adonia Prado, que leciona no grupo de Pesquisa do Trabalho Escravo Contemporâneo da Universidade Federal do RJ (UFRJ), abre a programação da quinta-feira (08). 
A programação continua com a mesa Papel das Instituições no Combate ao Trabalho Escravo; e a mesa Experiências no Combate ao Trabalho Escravo, com o Frei Xavier Plassat, agente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), o procurador do Trabalho e membro do Grupo de Articulação Interinstitucional de Enfrentamento ao Trabalho Análogo ao de Escravo da BA (Gaete/BA), Ilan Fonseca, e o jornalista e secretário executivo da organização não governamental Repórter Brasil, Marcel Gomes.
Na sexta-feira (09) serão realizados os trabalhos de grupo de onde sairão as prioridades e estratégias para a luta dos assalariados e assalariadas rurais no Brasil, na América Latina e no mundo. ( Fonte Redator : Jornalista Lúcio Flávio )

Nenhum comentário:

Postar um comentário