segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Programação: Mais de 400 inscritos no 2º Congresso de Saneamento do Nordeste

Foto: Reprodução
Já passa de 400 o número de inscritos para o 2º Congresso de Saneamento do Nordeste, que será realizado pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) nos dias 08 e 09 de dezembro, quinta e sexta, em Natal.
O evento tem como objetivo debater o protagonismo dos municípios na gestão do saneamento e propor alternativas para o avanço do setor na região Nordeste.
As inscrições são gratuitas e estão abertas pelo siteda Assemae, registra informação da assessoria de imprensa.
A programação inclui sete painéis temáticos e apresentações de experiências exitosas sobre municípios nordestinos que são destaques em sistemas de saneamento.
O congresso destina-se a gestores públicos, técnicos, empreendedores, pesquisadores, estudantes, organizações não governamentais e profissionais relacionados ao setor.
Além do sucesso de inscrições, o evento segue com a confirmação de mais de 95% dos palestrantes convidados, que debaterão temas conjunturais para a eficiência dos serviços de saneamento, considerando as peculiaridades de obras estruturais, capacitação humana e inovação tecnológica.
No dia 08, quinta-feira, o primeiro painel debaterá a gestão eficiente no setor, com a participação de representantes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ministério das Cidades e Federação Nacional dos Urbanitários (FNU).
Em seguida, a programação abordará a criação e estruturação de serviços municipais de saneamento básico, ressaltando as atividades do convênio assinado entre a Assemae e a Funasa para a capacitação dos municípios.
As experiências bem sucedidas de gestão do saneamento do Nordeste serão o tema do terceiro painel, que destacará os municípios de Campo Maior (PI), Pesqueira (PE) e Seabra (BA), bem como o Sistema Integrado de Saneamento Rural do Ceará (SISAR).
Na sequência, o congresso debaterá as estratégias sanitárias para as doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti, com a presença de especialistas da Funasa, Ministério do Meio Ambiente e SAAE de Jaguaribe (CE).
Na sexta-feira (09), a programação será iniciada pelo painel sobre os procedimentos para elaboração dos planos municipais de saneamento, incluindo representantes da Funasa, Ministério das Cidades e da Companhia Estadual de Água e Esgotos do RN (CAERN).
Dando continuidade, o evento vai discutir a efetividade do controle social nas políticas públicas de saneamento, a partir da contribuição de palestrantes da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental, Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Governo Federal.
O último painel do congresso promete atrair a atenção do público com o tema “Perspectivas para acesso a recursos no setor de saneamento básico em 2017”.
O debate terá a participação dos principais agentes de investimentos direcionados aos municípios, como a Funasa, Caixa Econômica Federal, Ministério das Cidades e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).  - ( Fonte Redator : Jornalista lúcio Flávio )

Nenhum comentário:

Postar um comentário