segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Realização: CBM/RN e Sobrasa lançam campanha ‘Piscina + Segura’ no estado do RN

Foto: Reprodução
Com a aproximação do período de férias, o Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBM/RN), em parceria com Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), lançam a campanha Piscina + Segura no RN.
A ideia é que, com cinco medidas simples, os índice de afogamento em piscinas possam ser reduzidos, explica nota prestada pela assessoria de comunicação social da corporação.
No Brasil, o afogamento é a segunda causa de morte em crianças de um a nove anos de idade e a terceira entre 10 e 19 anos.
A campanha Piscina + Segura foi criada com o objetivo de aumentar a segurança em piscinas e assim reduzir o número óbitos e incidentes, uma vez que elas são responsáveis por 53% de todos os casos de óbitos por afogamento na faixa de um a nove anos de idade.
O coronel Luiz Monteiro Júnior, chefe do Serviço Operacional do CBM/RN, explica que a campanha Piscina + Segura pretende conscientizar os pais sobre a necessidade de garantir a segurança dos filhos em piscinas públicas e residenciais.
As piscinas são a segunda causa de morte entre crianças de 01 a 09 anos no Brasil. É como se, a cada quatro dias, uma criança morresse afogada. No verão, o intervalo cai para dois dias. O objetivo é vacinar as piscinas contra o afogamento”, alerta o coronel.
Segundo ele, o número de afogamentos é mais alto nas praias, mas não se pode subestimar os riscos nas piscinas.
Na praia, as pessoas tomam muito mais cuidado com os filhos. E os guarda-vidas são qualificados, o que não acontece em todas as piscinas. Com cinco medidas simples, pode-se evitar 95% dos afogamentos”, garante.
Atualmente, no RN, não há nenhuma piscina que possua o certificado Piscina + Segura.
Não existe legislação que obrigue a certificação dessas piscinas, mas são medidas simples que podem salvar vidas”, ressalta o oficial.
Após atender os cinco passos, o proprietário da piscina pode solicitar uma vistoria do CBM/RN e de representantes da Sobrasa que forneceram o Selo Piscina + Segura.
“Essa é uma ação que será reforçada agora no veraneio, mas que deve ser permanente”,concluiu o coronel. (Fonte Redator: Jonalista Lúcio Flávio )

Nenhum comentário:

Postar um comentário